sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Até tu, Brutus?

Sempre gostei muito de algumas frases históricas, dessas ditas no passado e que ecoam mesmo depois de tanto tempo. "Se vocês não tem pão, que comam brioche!", dita por Maria Antonieta, rainha da França que achava que existia a opção brioche para os esfomeados plebeus. "L'état c'est moi" (O estado sou eu), proferida pelo rei Luiz XIV, também da França, no seu arroubo absolutista.
Mas de todas as frases que guardo na memória desde o meu tempo de estudante, a que mais tem me tocado ultimamente é "Até tu, Brutus?". Essa foi dita pelo imperador romano Júlio César. Vítima de uma conspiração de senadores, ele foi atacado e apunhalado. Entre os algozes do imperador estava Brutos, seu filho adotivo.
Fico imaginando a decepção de Júlio César. Não eram apenas conspiradores, dentre eles estava o próprio filho, aquele que recebeu nos braços, criou, educou e dedicou-lhe se não amor, no mínimo um pouco de tempo.
Uma traição é um golpe duro, mas traição vinda daquele que você acreditava ser incapaz de fazer isso é mais que um soco no estômago, mais que um chute no saco, mais que um tapa na cara em público. É uma traição dupla. Primeiro pelo motivo pelo qual isso aconteceu e depois, e o pior, pelo fato de você não ter mais em quem confiar. O descrédito totalm, em relação aos seres humanos, se instala.
Às vezes confiamos nossos segredos a alguém e compartilhamos os atos comezinhos de nossas vidas a tal ponto que essa pessoa passa a ser muito importante pra gente. E aí começamos a achar que, por nos conhecer tão bem, por ter vivido tantas histórias conosco, esse outro vai cuidar da gente. Quando digo cuidar, não é no sentido de prover algo, mas de ter cuidado, de não machucar, de não magoar. Mas nem sempre a recíproca é verdadeira e é aí que vem a grande decepção.
Algumas pessoas, pensando apenas em si, agem sem considerar o mal que podem causar aos outros. Não precisa apunhar como Brutus. Mentiras, trapaças, descaso, indiferença, egoísmo são como apunhaladas, capazes de ferir qualquer coração que ama e, principalmente, confia.

Textos e imagens desse blog só podem ser publicados e/ou utilizados em outros locais com autorização da autora.

Um comentário:

Lian Tai disse...

Conheço a sensação "até tu, Brutus?"